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Área de Educação Física: Exercício Físico e Saúde

 NAS ABAS ABAIXO constam algumas diretrizes iniciais para elaborar o planejamento em:

♦ Treinamento Físico Infantil

♦ Ginástica nas modalidades de: step, jump e ritmos.

Essas diretrizes possuem o foco na permanência eficaz do aluno durante todo o período de aula, levando em consideração três aspectos básicos: o objetivo da prática, o espaço de atuação (clínicas, estúdios, academias) e a didática estabelecida pelo professor.

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  • O JUMP é uma modalidade de caráter aeróbio na qual a sequência coreográfica é desenvolvida sobre uma plataforma instável (manta de elástico).

    AO PLANEJAR um programa de treino com aulas de jump, o professor deverá aplicar diferentes estratégias metodológicas de acordo com o perfil do seu público. Aulas soltas nas planilhas de horários das academias muitas vezes dificultam a percepção do professor em programar aulas com variações de intensidade.

    VOCÊ PODE OPTAR por planejar as aulas da seguinte maneira:

    • Coreografias diferentes por música;
    • Coreografia contínua.

    PARA CADA opção escolhida caberá uma análise minuciosa quanto a quantidade e os tipos de movimentos a serem inseridos na sequência coreográfica.

    VALE SALIENTAR que ao intercalar os processos coreográficos com exercícios resistidos, a aula de jump se descaracteriza, tornando-se aula de circuito (descrita em uma das abas).

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  • O STEP é uma das modalidades de ginástica coletiva mais antigas na história do mercado fitness. Vários professores vem aperfeiçoando as estratégias metodológicas, e garantindo maior acessibilidade à prática dessa modalidade.

    Dentre as mais cariadas estratégias metodológicas, o professor não deve lançar mão e nem abdicar da organização de uma sequência coreográfica:

    • Que permita fluência, transitando pelos diversos espaços que a plataforma proporciona para ser explorado;
    • Que esteja livre da utilização do TAP (última perna a descer, toca o solo e subitamente retorna para a plataforma);
    • Que proporcione o equilíbrio dinâmico entre as pernas direita e esquerda ao subir na plataforma.

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  • Essa modalidade possui uma procura frequente em academias, condomínios, clubes e em projetos sociais. A prática de ritmos possui uma relação com o universo da dança, embora não possa ser considerado de fato uma “dança”, haja visto que o objetivo da prática está voltado para aspectos inerentes a qualidade de vida.

    A aula de ritmos pode ser planejada a partir de dois métodos:

    • Coreografado contínuo: uma única coreografia desenvolvida sobre a composição de uma seleção musical com bpm contínuo, ou com pequena variação.
    • Coreografado por música: uma composição coreográfica para cada música da seleção musical elencada para a aula, podendo haver variações de bpm´s.

    Ressalta-se que, quanto maior o número de coreografia, menores são as possibilidades de acessibilidade, aumentando a possibilidade de desistência da aula. Para tanto, é preciso que o professor estabeleça uma progressão pedagógica adequada, afim de que o praticante consiga “dançar” e assim manter-se em atividade aeróbia, possibilitando o alcance do seu objetivo.

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  • Essa modalidade de exercício possui inúmeras possibilidades de planejamento. Dentre essas, destaca-se algumas:

    ♠ Exercícios resistidos com o peso corporal + Exercícios de caráter aeróbio misto (no step, no jump, pequenas sequências de ginástica aeróbica, corridas ou caminhadas.).

    ♠ Exercícios de caráter aeróbio com aparelho (step ou jump) + Sequências coreográficas de ginástica aeróbica.

    ♠ Exercícios resistidos com peso corporal + Exercícios resistidos com aparelhos (halteres, barras, anilhas entre outros)

    Já em relação a interdependência entre volume e intensidade essa modalidade pode estar orientada para:

    Contínuo Variativo: quando oscila-se entre estímulos fortes e fracos, sem entrar no limiar anaeróbio.

    Intervalado: quando alterna-se entre estímulos fortes e fracos, entrando e saindo, ou passando pela zona de limiar anaeróbio.

    Para tanto, é preciso que o professor controle o tempo de duração desses estímulos. As proporções entre o TEMPO DE ESFORÇO e o TEMPO DE RECUPERAÇÃO podem ser:  1:1 / 2:1 / 3:1, quando for uma aula com composições de exercícios cíclicos e acíclicos. (Intervalado Misto).

    Para circuitos elaborados somente com composições de exercícios de força (Intervalado Glicolítico), o TEMPO DE ESFORÇO  e o TEMPO DE RECUPERAÇÃO pode estar ajustado para as proporções de : 1:2 / 1:3.

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  • Prescrever exercícios para crianças exige primeiramente conhecer o processo de aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, nas áreas motora, cognitiva, física e social. Ou seja, é preciso compreender a criança como um ser em totalidade, que possui NECESSIDADES DIFERENTES DO ADULTO, mas que vive em sociedade junto a ele, merecendo um olhar depurado desse adulto que será mediador no processo de ensino de qualquer tarefa.

    Em se tratando da PRÁTICA DE EXERCÍCIOS é importante saber que, os princípios do treinamento tais como: individualidade biológica, sobrecarga progressiva, especificidade, reversibilidade, interdependência entre volume e intensidade devem ser analisados e aplicados em:

    • Programas de TREINAMENTO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS voltados para o desenvolvimento e aprimoramento dos movimentos voluntários fundamentais que agrupam as categorias de: estabilidade, locomoção e manipulação;
    • MODALIDADES DESPORTIVAS de caráter coletivo ou individual e;
    • Modalidades inerentes à DANÇA ou ATIVIDADES RÍTMICAS.

    O professor deve estar atento a composição do treinamento com foco no PROCESSO e não no resultado pronto e imediato, seja de uma habilidade motora ou das alterações de uma capacidade motora.

    Para tanto, o docente deverá organizar suas planilhas de treino para estabelecer o controle das variáveis empregadas, e identificar as dificuldades de cada criança.

    Outro aspecto a ser analisado com rigor é que o PROCESSO DE ENSINO de qualquer tarefa; seja ela motora, cognitiva ou social; exige o conhecimento efetivo de como a criança aprende (leia mais em: o jogo no processo de ensino) para aprofundar e ajustar a sua didática, que deve ter o jogo como base metodológica.

    Esses jogos devem ser estudados veementemente pelo professor afim de que possa adequá-los a modalidade de treinamento a qual o grupo de crianças pratica. Manuais prontos com variedades de jogos não são a única e a mais eficaz das alternativas para os docentes, uma vez que as crianças em grupo apresentarão necessidades específicas de acordo com a modalidade que praticam, ou seja:

    ♥ Quais seriam as semelhanças e diferenças,  entre um simples jogo de pega-pega num grupo praticantes de tênis de campo e um jogo de pega-pega num grupo de crianças praticantes de treinamento funcional? Quais seriam as regras a serem manipuladas? Elas seriam criadas com foco no aprimoramento de uma habilidade específica ou de uma tarefa no âmbito social? Quais as consequências da manipulação específica dessas regras? O que devo observar e registrar como professor/treinador?

    ♥ Essa é a questão chave para os treinadores/professores de Educação Física revolucionarem o treinamento infantil seja para a formação de atletas ou para a simples inserção da criança em comportamentos de vida ativa.

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