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Área de Educação Física Escolar

O que você tem apresentado de conhecimento sobre Educação Física aos seus educandos?

Comece agora a planejar as suas aulas e levar para a escola uma Educação Física de qualidade!

PLANEJAR significa pensar no processo de construção do conhecimento do educando. Para tanto, é preciso estar atento aos campos de experiências e aos campos das aprendizagens que você escolherá para compartilhar com os seus alunos. Lembre-se sempre que, planejar é um ato político já que determina o modelo de sociedade a qual você professor idealiza para o cidadão que está em formação sob a sua responsabilidade.

Antes de iniciar seu planejamento pergunte a si mesmo:

  1. A minha prática de ensino está direcionada para qual concepção pedagógica?

  2. Como ocorre o processo de aprendizagem do meu aluno nesse nível de ensino?

  3. Por que razão estou escolhendo esse conteúdo para lecionar?

  4. O que os meus alunos sabem inicialmente sobre esse conteúdo?

Para auxiliar o seu trabalho, nas abas abaixo estão algumas informações importantes a respeito dos conteúdos a serem explorados ao longo da Educação Básica.

APROFUNDE AINDA MAIS O SEU CONHECIMENTO:

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  • Educação Infantil

    Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

    O jogo na infância é condição essencial para ser explorado no campo das experiências, posto que é parte integrante da linguagem da infância.  Jogos, brinquedos e brincadeiras compõe a cultura lúdica da criança em qualquer etnia.O professor precisa estar atento para NÃO reunir em seu planejamento uma variedade de jogos sem objetivo concerto e apenas para recrear. É preciso planejar uma exploração sistematizada do tipo de jogo que estará sendo ensinado. Nesse nível de ensino o jogo é condição metodológica, ou seja, a construção do conhecimento passará pelo jogo em qualquer outro conteúdo que esteja sendo explorado.

    Todos os conteúdos abaixo, em sua exploração passarão pela atividade de jogo nesse nível de ensino.

    Atividades Rítmicas e Expressivas

    Musicalidade e coreografia compõe as práticas provenientes da dança, e representam a cultura de uma sociedade. Na Educação Infantil, a exploração desses conteúdos são apresentados pelo movimento expressivo, as mais variadas culturas existentes em nossa sociedade. As crianças ao estarem em contato com a musicalidade, procuram explorá-la com naturalidade, e o docente deverá mediar as possibilidades de comunicação desses movimentos com a música e com as diversas formas de compor uma coreografia, sabendo que essa estará sempre vinculada a uma cultura.

    Não robotize suas crianças! Não formate o movimento retirando-o o seu significado!

    Ginástica

    Nesse nível de ensino, entre todas as possibilidades de expressões gímnicas, a ginástica formativa possui maior afinidade com as possibilidades de desafios corporais que esse conteúdos da EF oferece. Mesmo assim, qualquer outra modalidade ginástica pode ser explorada na infância, desde que o planejamento esteja com os objetivos bem claros e definidos.

    Os movimentos voluntários fundamentais são a base das explorações gímnicas na Educação Infantil. Diversificar as diferentes formas de saltar, saltitar, correr, equilibra-se, arremessar, chutar, caminhar e entre outras ações pertinentes a esses tipos de movimentos, são essenciais para o conhecimento da cultura gímnica.

    Lutas

    Um conteúdo pouco explorado na Educação Infantil em virtude dos mitos construídos historicamente em nossa sociedade. Os jogos de combate são essenciais nesse nível de ensino, e estarão sempre vinculados a uma cultura. O contato corporal nessa seriação é essencial para iniciar a compreensão do respeito ao corpo do outro.

    Esportes

    Muitos professores acreditam que nesse nível de ensino o esporte não pode ser ensinado. Mito! Tudo dependerá da sua concepção pedagógica de ensino.

    No entanto, é necessário que o professor não antecipe a constituição do desporto institucionalizado. Para tanto, será necessário elaborar jogos que levem a compreensão das mais variadas modalidades desportivas existentes na cultura humana.

  • Ensino Fundamental I

    Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

    A partir do terceiro ano, esse bloco de conteúdo deve ser explorado e construído com regras mais complexas, acompanhando o crescimento etário, embora não seja isso uma determinante, devendo o professor estar sempre avaliando as características socioculturais dos seus educandos.

    É importante lembrar que nesse nível de ensino, apesar de a atividade de jogo não ser mais o motor metodológico principal, ainda há espaço e necessidade de existência exploratória da cultura lúdica. O professor deve estar ciente de que são crianças as quais o processo de aprendizagem já passa por outros mecanismos. Nesse sentido, a construção dos jogos precisa ser desafiadora, e despertar a curiosidade epistemológica.

    Atividades Rítmicas e Expressivas

    A memorização de uma sequência coreográfica já pode ser ampliada nesse nível de ensino. Quando os significados dos movimentos expressivos são bem explorados, o professor consegue mediar o conhecimento em relação aos processos culturais que são inerentes a dança. A ressalva para não robotizar os educandos, e formatar coreografias vinculadas a cultura de massa continua valendo!

    Ginástica

    As áreas da ginástica desportivas e das ginásticas de academia já podem ser exploradas com maior especificidade nesse nível de ensino. As modalidades artística e rítmicas chamam a atenção pelo desafio corporal que proporcionam às crianças e aos adolescentes. Para tanto, esse conteúdo precisa de um diálogo com os espaços que a escola dispõe, para contextualizá-lo a partir das possibilidades do educando. Não é impossível explorar esse conteúdo, é preciso conhecimento sobre o que os movimentos ginásticos representam na sociedade humana, para posteriormente desmembrá-lo no planejamento.

    Lutas

    Os jogos de combate ainda são necessários, mas as possibilidades de conhecimentos específicos das lutas que são inerentes a sociedade a qual o educando pertence, são as ideais para iniciar a exploração do conhecimento de caráter mais específico.

    Esportes

    Quais são as modalidades desportivas inerentes a sociedade em que os educandos participam? Esses desportos para serem vivenciados necessitam de adaptações, que acompanhem o processo de construção do conhecimento. Além dos esportes mais habituais à cultura do educando, é preciso dar espaço aos esportes de outras culturas, analisando não somente as questões técnicas, como as questões de acessibilidade à prática do desporto em questão.

  • Ensino Fundamental II

    Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

    Cresceram, não precisam mais brincar. Mito! A cultura lúdica nesse nível de ensino exige a exploração de outros tipos de jogos, que promovam desafios sociocognitivos de acordo com o processo de aprendizagem inerente as faixas etárias. Para tanto, nessa fase chamam a atenção a exploração de jogos de mesa, além dos jogos tradicionais com regras cada vez mais complexas.

    Atividades Rítmicas e Expressivas

    O conhecimento de repertório em dança tende a ser maior nesse nível de ensino, mas, em virtude da expansão frenética da cultura de massa que influencia e constitui a indústria cultural, os educandos são interpelados pelas músicas mercadológicas, vinculadas a cantores e bandas, que facilmente se confundem com estilos de dança. Um estilo de música, nem sempre determina um estilo de dança. Portanto, os educandos desse nível de ensino tendem a reproduzir expressões rítmicas midiatizadas, sem compreender o cenário sociocultural, e muitas vezes sem exercer a sua criatividade. O professor precisa planejar para romper com as práticas formatadas que estão muitas vezes automatizadas pelos educandos, que ficam desprovidos de conhecer com maior profundidade a cultura rítmica da sociedade humana para além da indústria cultural midiatizada.

    Ginástica

    Para esse bloco de conteúdo existe uma transição entre a vivência das modalidades desportivas que despertam o interesse pelo desafio, para as práticas de ginástica que possuem relação com à aptidão física e saúde. Para tanto, o professor precisará explorar esses dois objetivos durante esse nível de ensino. Existe um mito de que nessas seriações os educandos não possuem interesse pelas práticas corporais em ginástica. Na realidade, as pesquisas comprovam que o maior impedimento das práticas pedagógicas desse conteúdo, é a falta de conhecimento docente em sistematizar a construção do conhecimento, a partir das especificidades das modalidades que compõe o cenário da ginástica.

    Lutas

    Esse bloco de conteúdo merece uma atenção especial durante as práticas corporais, para esse nível de ensino, devido a disparidade no uso da força (inerente as modalidades) entre os gêneros. Porém, essa recomendação não impede que meninos e meninas pratiquem e discutam os processos culturais das modalidades de lutas em conjunto. Tudo dependerá da organização metodológica do professor. Nesse nível de ensino, já é possível e necessário a abordagem sobre a diferença entre as lutas desportivas e a violência urbana.

    Esportes

    No decorrer desse nível de ensino, é preciso ampliar as experiências motoras desportivas, para que o educando acumule uma série de conhecimentos para além dos esportes hegemônicos nas escolas. Dessa forma, o aprofundamento salientado no nível anterior é de extrema importância.

     

  • Ensino Médio

    Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

    Se estiverem jogando estarão recreando, e nesse nível de ensino não há espaço para recrear. MITO! Tudo dependerá da orientação prevista no planejamento do professor. Os jogos de mesa continuam sendo também nesse nível de ensino, os tipos de jogos que chamam a atenção dos educandos pelo desafio que impõe nas relações sociocognitivas. Porém, não basta juntar as peças e jogar aleatoriamente. É preciso planejar e explorar, os mais variados jogos de mesa que existem não somente na cultura local, como em outras cultura do mundo. Além disso, todos os demais jogos tradicionais podem ser explorados no Ensino Médio, desde que o professor saiba o propósito do planejamento para o desenvolvimento intelectual e social dos educando a partir desse bloco de conteúdo.

    Atividades Rítmicas e Expressivas

    Leituras subjetivas dos movimentos rítmicos e expressivos, presentes nos mais variados estilos de dança, já podem ser aprofundados nessa seriação. Cada estilo de dança possui fundamentos técnicos que estão arraigados a uma construção histórica. A tradicional quadrilha junina é um exemplo. O vestido colorido, a calça surrada e rasgada, o chapéu de palha, a fogueira, os cumprimentos, o balanceio dos corpos retratam uma dança que foi composta a partir da manifestação de um povo há milhares de anos, e que é reproduzida muitas vezes na escola, sem nenhuma reflexão e possibilidade de recriação pelos educandos. A mecanização de movimentos precisa sempre ser evitada, para que nesse nível de ensino os educandos não gerem repulsa e se distanciem das práticas. Quando isso ocorre eles também acabam se distanciando do conhecimento a respeito das práticas corporais da sociedade em que vivem.

    Ginástica

    A qualidade de vida é uma área a ser amplamente discutida a partir das práticas corporais em ginástica. Nesse nível de ensino os educandos se preocupam com a sua imagem, e muitas dúvidas surgem quanto a aceitação do seu próprio corpo. Explorar esse bloco de conteúdo permite a compreensão do real significado da qualidade de vida. Dos benefícios que o exercício físico proporciona à saúde das pessoas. Do impacto da prática de exercícios regularmente na saúde pública. Além disso, é importante que os educandos percebam as barreiras e os facilitadores para que a população (sobretudo aquela pertencente à comunidade escolar dos educandos) se torne fisicamente ativa. De qualquer forma, as demais modalidades ginásticas podem também continuarem sendo exploradas, muito embora o cenário da aptidão física e da saúde chamem mais a atenção nesse nível de ensino.

    Lutas

    A abordagem sobre a diferença entre as lutas desportivas e a violência urbana deve continuar a ser explorada nesse nível de ensino. O aprofundamento de questões técnicas em cada estilo de luta já podem ser exploradas na teoria e na prática, relacionando-as com as questões históricas. Esse conteúdo é muitas vezes ausente pela carência de conhecimento docente em sistematizar o conhecimento a partir da exploração multifacetada de cada estilo de luta, e não exclusivamente dos fundamentos técnicos que a compõe.

    Esportes

    A mercadorização do esporte deve ser explorada nesse nível de ensino, para além das práticas corporais de modalidades desportivas hegemônicas. Compreender o sistema de administração do desporto e seus impactos na sociedade, também faz parte desse bloco de conteúdo nessas seriações.

    Práticas de esportes na natureza e suas relações com o lazer ativo também merecem atenção na composição dos planejamentos no Ensino Médio.

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