E-mail: contato@escoladeprofessor.com.br
Telefone: (48) 9926-9897

Área de Pedagogia

O PLANEJAMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para elaborar o planejamento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, o professor precisa responder para si mesmo algumas perguntas que o levarão a refletir sobre a sua práxis educativa, facilitando o processo cotidiano de planejar.

  1. Qual é a concepção pedagógica que você se baseia?
  2. Quais são as características que devem compor o cidadão que você deseja formar?
  3. Quais são os conteúdos que você deve ensinar, e como selecioná-los?

Essas 03 perguntas são primordiais para você planejar com foco NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO!

Habitualmente existem alguns MITOS que induzem ao erro na elaboração do planejamento nesses níveis de ensino, e distanciam o olhar docente em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Atenção:

  • Não é possível estabelecer uma única concepção pedagógica. Precisamos de todas.

ENGANO: Podemos compreender cada vertente e saber o que e como elas contribuem na formação humana, mas o nosso ato pedagógico deve ser estabelecido por uma única concepção.

  • O planejamento é um conjunto de atividades.

ENGANO: O planejamento é um ato político que sistematiza a produção do conhecimento, organizando as ações pedagógicas do professor, do educando e até mesmo da comunidade escolar. Ele é um documento orientador.

  • O planejamento não é necessário quando adota-se o sistema apostilado.

ENGANO: O sistema apostilado é criado por pessoas que estão distantes da realidade da sua escola, e desconhecem os processos socioculturais ali presentes. Portanto, eles necessitam de um estudo denso, para serem com frequência questionados e remanejados em prol da linha pedagógica da escola.

  • Na Educação Infantil NÃO é preciso planejamento pois as crianças estão ali para brincar.

ENGANO: Sim, para brincar com a mediação de um professor que deve estabelecer organização no seu ato pedagógico, haja visto que está numa Instituição de ensino formal. Desde a primeira infância a criança que está na escola deve estar em constante relação com o conhecimento. Tudo dependerá da visão de formação humana desse professor em relação a sua profissão.

Para compreender ainda mais sobre a produção de conhecimento na infância e na adolescência, o professor precisa compreender veementemente como as crianças e os adolescentes aprendem.  Por esse motivo, é preciso que a busca pela qualificação profissional seja incessante.

Para planejar com maior eficiência e qualidade, e compreender ainda mais essas questões:

◊ Entre em contato conosco;

◊ Converse com a professora Francine Costa ;

◊Navegue em nossos cursos escolares.

Esperamos por você!

 

Baixe gratuitamente nosso material em PDF:

Para ter acesso ao link para download da prévia ou adquirir o nosso e-book completo cadastre-se ou faça login em nosso site:

E-book Educação Infantil em Foco

Cadastre-se. Baixe nossos materiais e conheça nosso trabalho.

Cadastrar

Se já é cadastrado, realize seu login para ter acesso aos nossos materiais

Entrar
Cadastre-se e receba nossas novidades

  • Escola de Professor - 2018
    Professora: Francine Costa de Bom
    Todos os diretos reservados.
  •