E-mail: contato@escoladeprofessor.com.br
Telefone: (48) 9926-9897

O jogo na produção do conhecimento

19 de janeiro de 2018
Ensino Infantil



O que de fato o jogo representa no desenvolvimento do ser humano? Qual seria a sua importância central? De fato fala-se muito na importância do jogo para o desenvolvimento humano, muitas são as abordagens que transitam entre o social e o biológico, havendo uma certa prevalência desse último.

Chamo a atenção para os educadores refletir sobre a compreensão que possuem sobre o jogo: utilizam o jogo como simples instrumento mecanizado, a serviço de uma suposta “análise pedagógica” para certificar o aprendizado do aluno em determinado conteúdo, ou lançam o jogo como base metodológica em seus planos de ensino independente do conteúdo que está sendo ministrado?

A partir do momento que os educadores, sobretudo os que atuam no Ensino Infantil e Fundamental I, compreendem que a aprendizagem ocorre junto com o desenvolvimento e que o jogo faz parte do processo de entendimento e da produção do conhecimento, suas práticas pedagógicas passam a ter maior significado para os educandos, e sobretudo para si mesmo.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o link: O jogo como atividade (NASCIMENTO, ARAÚJO e MIGUÉIS, 2009)


  • Facebook
    Google+
    http://escoladeprofessor.com.br/noticia-4/">
    Twitter
    Instagram
  • Fonte: Profª. Ma. Francine Costa

    Cadastre-se e receba nossas novidades

  • Escola de Professor - 2018
    Professora: Francine Costa de Bom
    Todos os diretos reservados.
  •