Warning: Declaration of Walker_Simple_Custom::start_lvl(&$output, $depth) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_lvl(&$output, $depth = 0, $args = Array) in /home/escoladeprofessor.com.br/public/wp-content/themes/escola_de_professor/functions.php on line 238 Warning: Declaration of Walker_Simple_Custom::end_lvl(&$output, $depth) should be compatible with Walker_Nav_Menu::end_lvl(&$output, $depth = 0, $args = Array) in /home/escoladeprofessor.com.br/public/wp-content/themes/escola_de_professor/functions.php on line 238 Warning: Declaration of Walker_Simple_Custom::start_el(&$output, $item, $depth, $args) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_el(&$output, $item, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /home/escoladeprofessor.com.br/public/wp-content/themes/escola_de_professor/functions.php on line 238 Warning: Division by zero in /home/escoladeprofessor.com.br/public/wp-content/themes/escola_de_professor/functions.php on line 20 Escola de Professor | Educação Infantil não é depósito de crianças (parte 01)
 

E-mail: contato@escoladeprofessor.com.br
Telefone: (48) 9926-9897

Educação Infantil não é depósito de crianças (parte 01)

8 de março de 2018
Ensino Infantil



Um clichê que merece ser compreendido, pois muitos balançam a cabeça mas não sabem de fato o papel que a Educação Infantil cumpre no ensino básico… Também não trata-se da famosa frase “Aprender a ler e escrever.” PARE!  É muito mais que isso.

Compreendendo a produção de conhecimento na infância…

É impactante mas é justamente esse o objetivo dessa reflexão! A Educação Infantil é um nível de ensino cuja a produção de conhecimento está inserida como motor primário, seja qual for a conjuntura escolar. Independente do nível sócio-econômico, e das necessidades emergenciais da crianças, o conhecimento a ser aprendido sempre será o horizonte a ser alcançado.

O trato com o cuidar que permeia para muitos somente as questões físicas de higiene e alimentação, são elementos constituintes do motor primário que é a produção de conhecimento, e não podem sobrepor ao mesmo. Quando isso acontece, altera-se a função social da escola.

É uma linha tão tênue que poucos professores compreendem, pois é preciso muita sensibilidade para que o adulto docente consiga visualizar no cotidiano da rotina, em quais momentos houveram essas alterações de um conhecimento que era bruto e agora passa a estar lapidado pela mediação a qual ele participou por meio de ações pedagógicas planejadas, com foco na criança primeiro, e nele em segundo.

Muitas vezes a rotina da Educação Infantil beira a rota escolarizante de níveis posteriores, colocando a criança em forma, e deixando o docente a mercê de execuções pouco sustentáveis no ponto de vista da produção de conhecimento dos pequenos, como por exemplo: confecções de lembrancinhas prontas, painéis de sala de aula prontos, calendários prontos, bilhetes em agenda colado as pressas, ensaios mecânicos para eventos da escola tão pouco discutidos com as crianças, hora de parque restrita, espaços de aprendizagens sem rotatividade ficando as crianças presas por longo tempo em salas de aulas muitas vezes com poucas janelas, sem comunicação com o mundo lá fora, e o mais aniquilante, execuções de atividades apostiladas e pré-determinadas aletaoriamente sem engajamento com um planejamento que foque em experiências de aprendizagens significativas.

Muda-se o cenário completamente, quando o professor passa a observar a rotina da turma com olhos de pesquisador, preocupando-se em investigar o saber por meio de perguntas problematizadoras que surjam do contexto das crianças, e a partir dali inicia-se um projeto de construção de conhecimento que poderão agrupar diversas linguagens.

Quer saber na prática como fazer isso? Conversaremos no próximo texto!

 


  • Facebook
    Google+
    http://escoladeprofessor.com.br/educacao-infantil-nao-e-deposito-de-criancas-parte-01/">
    Twitter
    Instagram
  • Fonte: Profª. Ma. Francine Costa De Bom

    Cadastre-se e receba nossas novidades

  • Escola de Professor - 2018
    Professora: Francine Costa de Bom
    Todos os diretos reservados.
  •