Warning: Declaration of Walker_Simple_Custom::start_lvl(&$output, $depth) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_lvl(&$output, $depth = 0, $args = Array) in /home/escoladeprofessor.com.br/public/wp-content/themes/escola_de_professor/functions.php on line 238 Warning: Declaration of Walker_Simple_Custom::end_lvl(&$output, $depth) should be compatible with Walker_Nav_Menu::end_lvl(&$output, $depth = 0, $args = Array) in /home/escoladeprofessor.com.br/public/wp-content/themes/escola_de_professor/functions.php on line 238 Warning: Declaration of Walker_Simple_Custom::start_el(&$output, $item, $depth, $args) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_el(&$output, $item, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /home/escoladeprofessor.com.br/public/wp-content/themes/escola_de_professor/functions.php on line 238 Warning: Division by zero in /home/escoladeprofessor.com.br/public/wp-content/themes/escola_de_professor/functions.php on line 20 Escola de Professor | Educação Infantil não é depósito de criança. (Parte 02)
 

E-mail: contato@escoladeprofessor.com.br
Telefone: (48) 9926-9897

Educação Infantil não é depósito de criança. (Parte 02)

13 de março de 2018
Ensino Infantil



Continuando…

Agora vamos falar do cotidiano na sala de aula. Como se faz para quebrar paradigmas e hábitos resignantes?

Inicialmente o professor precisa estar seguro e ciente do seu papel na escola, e formação cidadã de seus educandos. Para tanto, deverá estar embasado pedagogicamente  para que sua prática de ensino esteja amparada metodologicamente. A falácia e o mito de que “concepções pedagógicas, pouco servem, e que são bonitas na teoria, dita por muitos docentes.” deve ser superada de imediato, pois esses empirismos bloqueiam a reflexão sobre a práxis educativa, e colocam o professor numa esteira de produção mecânica, que o cega, e impede que ele observe e contemple o processo de produção de conhecimento das suas crianças.

Caso você esteja lendo, e se inclua nesse ensejo, não se culpe! Existem muitas razões para que essa prática esteja estabelecida no nosso cenário cultural. Mas saiba que é possível reinventar-se, e tornar-se um professor com propósitos e comprometido com a sua função social. Arrisco-me a dizer, que quando isso ocorre, também nos tornamos mais felizes em sala de aula, e nos preocupamos menos com coisas pequenas, tais como: um aluno que não se posicionou na fila conforme deveria, uma tinta que caiu no chão, um educando que chora facilmente, e com o barulho inerente de crianças dialogando no pátio. Sim! Tem professores da infância que se estressa no ambiente que é da criança! E esses comportamentos necessitam de reflexão extrema, pois desencadeiam uma série de condutas insatisfatórias na vida do próprio docente e na vida das crianças.

De posse então da sua concepção pedagógica de base, você iniciará o PROCESSO DE ESCUTA! Escutar é diferente de ouvir! Escutar significa interpretar a linguagem gestual e verbal daqueles que utilizam as palavras e o seu corpo de maneira diferente da qual nós adultos fazemos uso. Por vezes, nosso ansiedade de ter as respostas prontas, aniquilamos os saberes presentes nas falas das crianças. Mas, o que eu faço com aquilo que escuto? EU REGISTRO! Um professor de Educação Infantil que não possui um registro, não conseguirá avaliar o processo de produção do conhecimento, e tão pouco o desenvolvimento da criança. É no dia a dia que as coisas acontecem , que o conhecimento circula e evolui. Por esse motivo se pergunte: QUANTO TEMPO EU DEDICO NA MINHA ROTINA PARA ESCUTAR O QUE AS CRIANÇAS TEEM A DIZER SOBRE O CONHECIMENTO QUE EU ESTOU EXPLANANDO?

E depois do registro? O que eu faço com ele? Como eu consigo afirmar que uma criança aprendeu e o que ela aprendeu de fato no ambiente da infância na escola?

Quer continuar a ler e dialogar sobre o assunto?

Clique aqui e deixe a sua mensagem.


  • Facebook
    Google+
    http://escoladeprofessor.com.br/educacao-infantil-nao-e-deposito-de-crianca-parte-02/">
    Twitter
    Instagram
  • Fonte: Profª. Ma. Francine Costa De Bom

    Cadastre-se e receba nossas novidades

  • Escola de Professor - 2018
    Professora: Francine Costa de Bom
    Todos os diretos reservados.
  •