E-mail: contato@escoladeprofessor.com.br
Telefone: (48) 9926-9897

A ginástica, a Educação Física e a Escola

O conteúdo de ginástica na Educação Física escolar é frequentemente rechaçado pelos professores, ficando a mercê de um simples correr, pular e saltar incorporados as brincadeiras das crianças, sem qualquer aprofundamento quanto ao conhecimento de fato. Geralmente os professores dos níveis de ensino infantil e fundamental I são aqueles que abraçam esse conteúdo, com maior justificativa que os demais níveis, alegando que as crianças aceitam com maior facilidade. Mas, estudos mostram que existe ainda uma falta de conhecimento em como…

16 de fevereiro de 2018
Educação Física

O pais, os pedagogos, e o jogo do faz de conta

Muitos pedagogos consideram o jogo do faz de conta indispensável ao desenvolvimento infantil. Mas cabe refletir o quanto esses jogos são oportunizados durante a rotina em sala de aula. Para tanto, convido aos professores e até mesmo aos pais a pensar e colocar no papel quantas vezes eles se lançaram ao tapete e entraram como membros do jogo e literalmente dramatizaram conforme os papéis vinculados à temática desses jogos. Se não vivenciaram na íntegra, anotem pelo menos quantas vezes você…

15 de fevereiro de 2018
Ensino Infantil

A realidade dos planejamentos de ensino na Educação Física Escolar

Entre facilidades e dificuldades em manter uma rotina de planejamentos na disciplina de Educação Física, estão presentes uma série de questões que exigem reflexão e atitude transformadora, para a parcela de professores esperançosos que acreditam na produção do conhecimento dessa disciplina. O planejamento é indispensável para uma prática pedagógica eficaz, além de ser um ato político daquele que está licenciado para contribuir com a formação cidadã. Porém, dependendo da formação profissional esse docente conceberá em seu planejamento uma estratégia de…

2 de fevereiro de 2018
Educação Física

O jogo na produção do conhecimento

O que de fato o jogo representa no desenvolvimento do ser humano? Qual seria a sua importância central? De fato fala-se muito na importância do jogo para o desenvolvimento humano, muitas são as abordagens que transitam entre o social e o biológico, havendo uma certa prevalência desse último. Chamo a atenção para os educadores refletir sobre a compreensão que possuem sobre o jogo: utilizam o jogo como simples instrumento mecanizado, a serviço de uma suposta “análise pedagógica” para certificar o…

19 de janeiro de 2018
Ensino Infantil

Cadastre-se e receba nossas novidades

  • Escola de Professor - 2018
    Professora: Francine Costa de Bom
    Todos os diretos reservados.
  •