E-mail: contato@escoladeprofessor.com.br
Telefone: (48) 9926-9897

Educação Infantil não é depósito de criança. (Parte 02)

Continuando… Agora vamos falar do cotidiano na sala de aula. Como se faz para quebrar paradigmas e hábitos resignantes? Inicialmente o professor precisa estar seguro e ciente do seu papel na escola, e formação cidadã de seus educandos. Para tanto, deverá estar embasado pedagogicamente  para que sua prática de ensino esteja amparada metodologicamente. A falácia e o mito de que “concepções pedagógicas, pouco servem, e que são bonitas na teoria, dita por muitos docentes.” deve ser superada de imediato, pois…

13 de março de 2018
Ensino Infantil

Educação Infantil não é depósito de crianças (parte 01)

Um clichê que merece ser compreendido, pois muitos balançam a cabeça mas não sabem de fato o papel que a Educação Infantil cumpre no ensino básico… Também não trata-se da famosa frase “Aprender a ler e escrever.” PARE!  É muito mais que isso. Compreendendo a produção de conhecimento na infância… É impactante mas é justamente esse o objetivo dessa reflexão! A Educação Infantil é um nível de ensino cuja a produção de conhecimento está inserida como motor primário, seja qual…

8 de março de 2018
Ensino Infantil

Relação entre a Obesidade e a Coordenação Motora

Mas, qual seria a relação entre a obesidade e a coordenação motora? Será que crianças obesas são menos habilidosas, mesmo “brincando na rua”? A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO, 2016) estima que 15% das crianças brasileiras estão na faixa de sobrepeso e obesidade. Precisamente na região Sul do país, das crianças entre 05 e 09 anos de idade 35,9% estão entre a faixa de sobrepeso e obesidade, e na mesma faixa encontram-se 24,6% das…

2 de março de 2018
Atividade Física, Infância

“As crianças que brincam na rua possuem melhor coordenação motora.” Será verdade?

Corriqueiramente houve-se falar que as crianças com oportunidades de brincarem livremente na rua adquirem melhor coordenação motora, e que frequentemente seriam crianças que habitam periferias de perímetros urbanos, muitas vezes estudantes de escolas públicas. Antes de atestar qualquer afirmação é preciso analisar as fontes dos discursos e os envolvidos no processo. Nesse caso, parece simples constatar empiricamente que quanto mais livre para explorar o ambiente externo, maior possibilidade de acúmulo de experiências motoras, e portanto, estaríamos diante de uma criança…

17 de fevereiro de 2018
Atividade Física, Infância

A escola e o corpo lúdico infantil

A escola no século XXI tem acompanhado as transformações culturais transformando-se num espaço humanizado e provedor de criatividades e de formação verdadeiramente crítica nos mais variados âmbitos do conhecimento? Falar em domesticação de certa maneira causa um desconforto a muitos professores, mas ressalto a importância de estarem bem atentos não somente à sua “aula de cada dia”, mas em toda a constituição da cultura escolar a qual ele leciona. São várias as realidades escolares espalhadas por esse país, mas vale…

16 de fevereiro de 2018
Gestão Escolar

Cadastre-se e receba nossas novidades

  • Escola de Professor - 2018
    Professora: Francine Costa de Bom
    Todos os diretos reservados.
  •